Outsourcing desenvolvimento, Squad as a Service

Squad as a Service

Squad as a Service

Squad as a Service: o que é e quais as vantagens de contratar um time de desenvolvimento

Você já ouviu falar no Squad as a Service? Esse formato de produção e desenvolvimento vem ganhando cada vez mais espaço no mercado por trazer vantagens competitivas quando se trata de conhecimento especializado e agilidade.

Além disso, também permite a contratação de equipes externas, mas com uma estrutura já bem definida e validada, aumentando a confiança e a qualidade das entregas.

Está precisando de um sistema ou software para sua empresa? Veja como um Squad as a Service pode ser a melhor opção!

O que é Squad as a Service?

“Squad as a Service”, ou “equipe como um serviço”, em tradução livre, é um termo que se refere a equipes que oferecem um serviço específico a outras pessoas ou empresas. Ou seja, são times formados para atender uma demanda específica, vinda de terceiros.

Esse termo é muito comum no mercado de tecnologia e desenvolvimento de software, principalmente pelo fato de exigir um tipo de conhecimento bastante específico e que nem toda empresa pode arcar com o custo.

Dessa maneira, no Squad as a Service, uma empresa contrata uma equipe de desenvolvimento de software completa ou uma outra empresa, que fica responsável por montar o time perfeito para a demanda.

A principal característica de um “squad” é que ele é uma equipe multifuncional, composta por membros que incluem os mais diversos tipos de profissionais, dependendo da necessidade de cada projeto.

Essa equipe trabalha em estreita colaboração para planejar, desenvolver, testar e implementar o software de forma iterativa e incremental a quem contrata esse serviço.

As vantagens do Squad as a Service

A principal ideia por trás do Squad as a Service é que as empresas possam ter acesso a equipes de desenvolvimento eficientes e especializadas, sem a necessidade de contratar e gerenciar individualmente todos os membros da equipe.

Em vez disso, eles podem terceirizar o desenvolvimento para um squad que já possui todas as habilidades necessárias e está acostumado a trabalhar junto de maneira eficaz.

Por conta disso, o Squad as a Service oferece várias vantagens que podem torná-lo positivo para muitas empresas, especialmente aquelas que buscam agilidade, flexibilidade e eficiência no desenvolvimento de software.

Especialização
Os squads são formados por profissionais especializados em diferentes áreas, como desenvolvimento de software, design, testes de qualidade e DevOps. Isso garante que o projeto tenha acesso a uma ampla gama de habilidades e conhecimentos técnicos.

Mais autonomia
Os squads são equipes autônomas que têm a responsabilidade de planejar, executar e gerenciar o projeto do início ao fim. Isso pode resultar em decisões mais rápidas e eficazes, sem a necessidade de aprovações constantes de níveis superiores.

Flexibilidade
As equipes conseguem ser altamente adaptáveis e podem se ajustar rapidamente às mudanças nos requisitos do projeto. Isso é fundamental em ambientes empresariais dinâmicos e que estão sujeitos a mudanças frequentes.

Foco no core business
Ao contratar um squad tercerizado as empresas se concentram em suas competências principais, enquanto a equipe de desenvolvimento cuida das tarefas técnicas. Isso pode melhorar a eficiência e a qualidade do desenvolvimento de software.

Redução de custos
Esse tipo de contratação pode ser mais econômico do que contratar individualmente todos os membros da equipe internamente. As empresas podem economizar em recrutamento, treinamento, infraestrutura e benefícios dos funcionários.

Acesso a melhores profissionais
Muitas empresas de Squad as a Service têm acesso a uma ampla rede de talentos, o que significa que podem escolher especialistas de todo o mundo para atender às necessidades específicas do projeto.

Escolhendo a empresa

O sucesso do Squad as a Service depende da escolha adequada da empresa que irá montar essa equipe, considerando um serviço confiável e da comunicação eficaz entre a empresa contratante e a equipe terceirizada.

Além disso, é importante notar que o formato Squad as a Service pode exigir um contrato de longo prazo com a empresa fornecedora do serviço.

Há várias considerações que você deve levar em conta ao escolher a equipe e empresa ideal para seu produto:

● experiência e expertise: avalie a experiência da empresa ou equipe em projetos semelhantes ao seu. Verifique se eles têm as habilidades técnicas necessárias para atender aos requisitos do seu projeto;

● portfólio: peça exemplos de projetos anteriores ou portfólios para avaliar a qualidade do trabalho da equipe. Isso pode ajudar a entender se eles têm a capacidade de entregar o que você precisa;

● cultura e comunicação: a cultura da equipe deve se alinhar com a da sua empresa. a comunicação eficaz é fundamental para evitar mal-entendidos e garantir um fluxo de trabalho suave;

● metodologias: pergunte sobre as metodologias de desenvolvimento que a equipe segue. Eles utilizam práticas ágeis, como scrum ou kanban? Isso pode afetar a forma como o projeto é gerenciado;

● suporte pós-entrega: verifique se a equipe oferece suporte pós-entrega para manutenção, atualizações e correções de bugs;

● cronograma e prazos: discuta os prazos e o cronograma do projeto com a equipe e certifique-se de que eles são realistas e podem ser cumpridos;

● propriedade intelectual: defina claramente quem terá direitos sobre o código-fonte e outros ativos produzidos durante o projeto.

Contratar uma empresa para montar a melhor squad para seu produto pode acelerar as entregas e aumentar a qualidade delas, sendo uma ótima opção para quem precisa de sistemas e softwares feitos por profissionais qualificados, mas não sabe muito bem por onde começar.

Aqui na Firework trabalhamos com Squad as a Service, montando equipes específicas de acordo com as demandas dos clientes. Além de longo portfólio com clientes, também garantimos agilidade e qualidade.

Quer conhecer mais sobre nosso trabalho? Conheça mais sobre o que oferecemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *