Outsourcing desenvolvimento

Outsourcing:benefícios e redução de custos

outsourcing de desenvolvimento de software
A tecnologia está mais do que inserida na sociedade e é possível observar grandes mudanças que vieram por ela. Os comportamentos mudaram, assim como os mercados, e as empresas que não buscam maneiras de crescer através da tecnologia acabam ficando de fora dessa mudança. Mas você sabia que não é preciso investir grandes quantidades de dinheiro para ter algo tecnológico para sua empresa? O outsourcing de desenvolvimento e tecnologia é um formato que veio para atender essa necessidade.

Mas, afinal, o que é outsourcing?

O outsourcing nada mais é do que um formato de trabalho em que uma empresa contrata outra para realizar um serviço específico.

Pois é, nada mais é do que uma parceria business-to-business (B2B) para resolver questões e necessidades específicas. Em outras palavras, é quando uma empresa terceiriza um determinado tipo de serviço.

De acordo com uma pesquisa da ReportLinker, a terceirização de TI é um mercado em pleno crescimento, que moldará o futuro de diversas empresas nos próximos anos. Para se ter ideia, esse mercado de outsourcing de desenvolvimento foi avaliado em US$ 318,5 bilhões em 2020 e deve alcançar US$ 425,19 bilhões até 2026 em todo o mundo.

Quando é indicado fazer o outsourcing?

Você sabia que nem sempre terceirizar um serviço é a melhor opção? Ou que, muitas vezes, terceirizar pode ser a salvação para seu negócio? Para ter os reais benefícios do formato outsourcing é preciso entender, planejar e pensar estrategicamente antes de fechar uma parceria.

Mas, afinal, quando é indicado optar pelo formato outsourcing? Vamos ver algumas situações favoráveis para isso:
● quando o core business do negócio não é a tecnologia;
● quando sua empresa precisa de uma solução tecnológica rápida;
● quando sua empresa não precisa de um time de tecnologia interno;
● quando a tecnologia será um suporte e o meio para o sucesso, e não a finalidade.

Em resumo, o outsourcing de tecnologia e desenvolvimento é indicado para aquelas empresas que não são desse ramo, mas precisam de soluções tecnológicas para escalar seus negócios.

Nesses casos, geralmente não é necessário ter uma equipe de tecnologia interna, o que gera mais custos para a empresa, além de tempo de adequação, treinamento, construção da arquitetura da solução e muitos outros passos.

Ou seja, a estratégia é utilizar o outsourcing ao seu favor e contratar os serviços de uma empresa parceira, que já conta com seus profissionais especializados e conhecimento técnico para construir a solução tecnológica necessária.

Benefícios do outsourcing: mais eficiência e redução de custos

Se sua empresa precisa de uma solução tecnológica mas não tem o core business focado em tecnologia, o outsourcing de desenvolvimento se torna a melhor escolha para as suas soluções. Existem diferentes benefícios envolvidos nessa escolha, entre eles:

Custo: um dos principais motivos para o outsourcing é a redução de custos. Empresas podem ter desenvolvedores qualificados sem criar grandes custos internos;
Acesso a Talentos: outsourcing permite que as empresas acessem uma ampla gama de talentos especializados em diversas tecnologias e domínios. Isso é especialmente benéfico para projetos que exigem habilidades específicas que não estão disponíveis internamente;
Foco no Core Business: ao terceirizar o desenvolvimento de software, as empresas podem se concentrar em suas competências principais e atividades estratégicas;
Flexibilidade e Escalabilidade: o outsourcing oferece flexibilidade para escalar a equipe de desenvolvimento conforme necessário, permitindo que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas demandas do projeto.
Entrega Rápida: empresas de outsourcing muitas vezes têm experiência em desenvolvimento rápido e eficiente, o que pode acelerar o tempo de entrega de projetos;
Redução de Riscos: distribuir o risco entre várias partes interessadas pode ser uma estratégia eficaz. Se uma parte do projeto não está indo conforme o esperado, outras partes podem compensar, reduzindo o impacto geral nos objetivos do projeto.
Foco no Mercado Global: para empresas que visam um mercado global, o outsourcing pode proporcionar uma compreensão valiosa das diferenças culturais e das expectativas do mercado em diferentes regiões.

Contratando uma empresa parceira: opção estratégica para o sucesso

Encontrar a melhor empresa de outsourcing para suas necessidades específicas e definir claramente suas responsabilidades são passos cruciais para garantir o sucesso de um projeto de terceirização de desenvolvimento de software.

Mas como fazer isso? Vamos ver alguns passos essenciais para o outsourcing de desenvolvimento trazer benefícios a curto e longo prazo!

Como encontrar a empresa ideal para o outsourcing de desenvolvimento

Defina seus objetivos e requisitos
Antes de tudo, tenha uma compreensão clara dos objetivos do seu projeto e dos requisitos específicos. Por que você precisa daquela solução? Quais os resultados espera? O que a solução precisa ter para atingir isso?

Pesquisa de mercado
Realize uma pesquisa de mercado para identificar empresas de outsourcing que tenham experiência em projetos semelhantes. Considere também os feedbacks dos outros clientes, pesquise sobre a empresa e escolha aquela que tenha profissionais qualificados e boas entregas, como a Firework.

Referências e recomendações
Peça referências de clientes anteriores para obter insights sobre a experiência de trabalho com a empresa de outsourcing. Considere recomendações de colegas do setor e escolha com sabedoria. Tenha metas e métricas claras para entender se a parceria está funcionando ou não.

Gostou de saber um pouco mais sobre o outsourcing de desenvolvimento? Se esse é o formato ideal para o que você precisa, conheça mais sobre o trabalho da Firework e conte com a gente para escalar seu negócio digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *