Outsourcing desenvolvimento

Outsourcing de programador: 3 motivos para contratar profissionais de fora da sua empresa

Você sabia que o formato outsourcing de contratação de serviço é um dos mais comuns no mercado de desenvolvimento? O outsourcing de programador nada mais é do que contratar um profissional terceirizado para realizar algum serviço da área de TI.

Essa é uma tendência que vem ganhando espaço por alguns motivos:
● 94% dos executivos brasileiros estão enfrentando desafios na busca por profissionais qualificados
● 83% deles acredita que haverá escassez de profissionais pelo menos a médio prazo
● 43% afirmam já terem implementado o outsourcing
● e 21% disseram preveem a implementação nos próximos 12 meses

Todos esses dados são da pesquisa IT Trends Snapshot 2023 da Logicalis, que analisou o mercado de tecnologia como um todo, assim como a escassez dos profissionais.

Com esses dados, vale a pena entender como o outsourcing se aplica no mercado da tecnologia! Acompanhe!

O que é outsourcing na área de tecnologia?

Outsourcing, ou terceirização, é uma estratégia de negócios cada vez mais utilizada no mercado, principalmente quando há a necessidade de um tipo de serviço especializado.

Assim, uma empresa contrata serviços ou funções específicas de terceiros, em vez de realizar essas atividades internamente.

Em outras palavras, transfere a responsabilidade de executar determinadas tarefas ou processos para outros profissionais ou empresas, que tenham um conhecimento mais especializado naquela função.

A área de tecnologia é uma das que mais permite o outsourcing como estratégia de negócio, pois exige um conhecimento específico e especializado que pode custar caro quando se pensa em montar uma equipe internamente.

As razões para esse formato quando se fala em tecnologia incluem a redução de custos, o acesso a especialistas e muitas outras vantagens, como vamos ver a seguir.

3 motivos para contratar profissionais de fora da sua empresa

A decisão de optar pelo outsourcing em serviços de tecnologia deve ser baseada nas necessidades e nos objetivos específicos da empresa, bem como nas considerações sobre custo-benefício, qualidade e estratégia de negócios.

Porém, na grande maioria dos casos é uma opção com melhor custo-benefício em diversos sentidos. Por isso, vale a pena entender os motivos que fazem essa contratação valer a pena!

1. Redução de custos
Arcar com os custos de uma equipe de desenvolvimento interna é, sem dúvidas, uma das maiores dificuldades de muitas empresas. E isso se torna ainda mais claro quando o core-business do negócio não está relacionado diretamente com tecnologia.

Com o outsourcing de programador as empresas economizam significativamente em custos operacionais, o que pode ser uma escolha estratégica melhor.

2. Acesso a profissionais mais especializados
Ao contratar os serviços de outsourcing de programador é possível conseguir profissionais mais qualificados e especializados naquilo que você precisa. Como resultado, é possível acessar habilidades e conhecimentos mais específicos, sem precisar fazer toda a gestão do projeto.

Dependendo da necessidade da empresa, ao contratar um serviço outsourcing de desenvolvedor, as entregas também ficam muito mais ágeis, já que o profissional consegue elaborar as soluções de forma mais rápida e autônoma.

3. Melhor aproveitamento das tecnologias
Empresas e profissionais de tecnologia que oferecem serviço em outsourcing costumam e precisam estar mais atualizados sobre as tecnologias. Isso é essencial no mercado e, por isso, é uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Dessa forma, sua empresa aproveita as inovações sem precisar investir em treinamento interno, diminuindo radicalmente os custos. Além disso, com o outsourcing de programador, você consegue profissionais que vivenciam diariamente o avanço tecnológico, sempre pensando em soluções melhores.

Outsourcing de programador: quais projetos são os ideais para esse formato de trabalho?

Uma das maiores dúvidas é saber quando terceirizar o trabalho de desenvolvimento. De maneira geral, é possível contratar profissionais e empresas outsourcing em grande parte das necessidades, caso sua empresa não seja de tecnologia, em si.

Vamos entender alguns exemplos de projetos que podem ser tranquilamente desenvolvidos por desenvolvedor ou empresa externa!

Projetos de curto prazo

Para projetos pontuais, como desenvolvimento de um site, uma landing page ou um sistema mais simples, terceirizar pode ser uma maneira eficaz de obter resultados rápidos sem a necessidade de compromissos de longo prazo com uma equipe interna.

Suporte técnico e helpdesk
Você sabia que muitas empresas terceirizam totalmente a equipe de suporte técnico? Dessa forma conseguem lidar com chamadas de clientes, solução de problemas técnicos e fornecimento de suporte praticamente 24 horas por dia. Essa é uma solução para empresas que têm a tecnologia como core-business, mas precisam de ajuda no contato com o cliente.

Desenvolvimento de aplicativos
A terceirização é comum para o desenvolvimento de aplicativos móveis quando são projetos de curto prazo, com baixa necessidade de manutenção. Assim, o desenvolvedor fica responsável por um aplicativo mais simples, mas funcional.

Gestão de infraestrutura de TI
Outro tipo de outsourcing de desenvolvedor é o de infraestrutura de TI. Muitas empresas precisam de sistemas e redes muito bem construídas e seguras para funcionar. Mas quem gerencia isso, verifica a segurança, entre outras necessidades? É nesse momento que um programador externo pode atuar.

Testes de Qualidade de Software (QA)
Os testes de software estão sendo cada vez mais terceirizados, para garantir uma visão externa e mais analítica dos sistemas. Esse caso é um bom exemplo para empresas de software e de tecnologia que precisam testar seus sistemas, mas não querem ou não podem montar sua própria equipe de qualidade internamente.

Viu como são várias as possibilidades para você optar pelo outsourcing de programador e agilizar seus processos? E que tal uma empresa preparada para isso?

Publicações relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *