Diversos

Transformação Digital: conheça algumas etapas fundamentais

A tão falada Transformação Digital tem se tornado essencial em todos os segmentos. Se trata do processo no qual a tecnologia é utilizada para otimizar a eficiência, melhorar o desempenho e o alcance das empresas para potencializar seus resultados.

Com isso, surgem várias mudanças na mentalidade da empresa como um todo, bem como em seus stakeholders (públicos estratégicos que possuem interesse ou relação com empresa). Isso porque a Transformação Digital envolve uma reestruturação dos processos da empresa a implementação de uma cultura digital.

Porém, mesmo que a tecnologia seja colocada como elemento central, é importante focar também nas pessoas envolvidas em cada processo, pois elas são essenciais para que essa cultura seja, de fato, absorvida na organização.

A grande onda digital que mudou vários elementos da nossa sociedade não é novidade. Mas nos últimos meses, a necessidade de se tornar digital se intensificou muito em decorrência da pandemia de Coronavírus. Com isso, o mercado exige muito mais flexibilidade e dinamismo nas relações pessoais e de negócios, e ressalta como a tecnologia pode gerar soluções ágeis em tempos de crise.

Além de aprimorar processos internos para adquirir mais produtividade e melhorar a experiência dos stakeholders, com a Transformação Digital é possível aumentar o  tempo investido em inteligência e menos tempo com trabalhos operacionais.

Com isso, sua empresa pode otimizar o tempo e reduzir a burocracia nos processo e as  falhas na informação.

APRENDA ALGUMAS ETAPAS FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Planejamento e estrutura da gestão

Definir os processos e as políticas internas para deixar claro qual o principal objetivo da empresa e por onde começar a Transformação Digital, ou seja, definir o ponto de partida e onde se quer chegar, para poder escolher o melhor caminho.

Nesse momento, é importante analisar os ricos e como reduzi-los e os impactos econômicos da transformação digital. Também é importante estruturar os processos alinhados com as metodologias utilizadas na gestão de TI.

Analisar a infraestrutura 

Essa etapa se trata de analisar a estrutura existente de forma detalhada e definir quais serão as mudanças implementadas. É importante considerar diferentes contextos ao fazer essas análises, envolver especialistas internos e parceiros externos que possam trazer diferentes perspectivas.

Conquistar o comprometimento das pessoas 

A transformação digital envolve mudanças na cultura organizacional, e cultura sempre tem a ver com pessoas. Nessa etapa, o foco é entender qual a melhor forma de fazer com que os stakeholders se adaptem às mudanças. Uma boa estratégia, é mapear os possíveis impactos as mudanças possam causar no funcionamento geral da empresa, considerando as expectativas das pessoas envolvidas.

Nesse momento, será inevitável lidar com uma grande diversidade de motivações, prioridades e expectativas pessoais e profissionais. É importante que tudo isso seja levado em conta na hora de traçar os caminho da empresa rumo a Transformação Digital.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários ?

ENTENDA A CULTURA DEVOPS

Na cultura DevOps, o objetivo é minimizar barreiras e incentivar as equipes de desenvolvimento e operações a trabalharem de forma colaborativa. Ou seja, favorece a integração dessas áreas para que essas equipes consigam ser uma só, de forma que compartilhem processos, recursos, responsabilidades e ferramentas para alcançarem um objetivo em comum: as metas da empresa em atender as necessidades do cliente.

Esse alinhamento entre as áreas e integração da equipe, com o objetivo de cumprir as tarefas, pode resultar em redução de gasto na gestão de pessoas e potencializar os esforços para aperfeiçoar os processos.

Mas a cultura DevOps vai além disso, pois também tem a finalidade de otimizar todos os processos, desde o planejamento, até o desenvolvimento de sistemas. Assim, possibilita que a equipe faça entregas contínuas com ótima qualidade. Também é importante lembrar sempre das necessidades dos clientes, compreendendo que é preciso responder rápido às mudanças de expectativas do mercado.  Portanto, sinergia, agilidade, adaptabilidade e entrega contínua com qualidade, são os elementos chave dessa cultura.

Resumindo, para implementar uma cultura DevOps na sua empresa, é preciso fomentar na sua equipe:

  • Mentalidade colaborativa, integração e alinhamento;
  • Adaptabilidade e criatividade;
  • Entregas em ciclos curtos e com qualidade;
  • Aprimoramento contínuo.

EXEMPLOS DE FERRAMENTAS PARA SUA EQUIPE DE DEVOPS

Gitlab

Este sistema é utilizado para controle de versões e permite a criação e o gerenciamento de diferentes versões do código. Além disso, o Gitlab também possibilita auditar alterações e comparar as mudanças.

Docker

Trata-se de uma plataforma de open source, onde dá para criar ambientes isolados conhecidos como containers. Sua grande vantagem é a modularidade, que torna possível desabilitar parte de um aplicativo. A promessa da plataforma é de aumentar a disponibilização do software em até 7 vezes comparada a virtualização convencional.

Kool

Essa é a ferramenta open source da Firework, que está disponível no Github, criada para facilitar a vida de desenvolvedores(as) de software.

Por meio de workspaces fáceis de configurar, traz mais velocidade e segurança aos times de desenvolvimento. Além disso, ajuda a otimizar o processo de implementação de frameworks e novas tecnologias.

E AÍ, PRONTO PARA MERGULHAR NO MUNDO DO DEVOPS?

A Firework é especialista em sistemas web, mobile, arquitetura, banco de dados, DevOps, metodologias ágeis e gestão de projetos.

Compartilhe este artigo com seus amigos. E para mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso Fireblog! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *