Talent as a Service

Talent as a Service

Talent as a Service

Talent as a Service: entenda este inovador modelo de contratação

Ter profissionais especializados, com o custo-benefício adequado para sua empresa, é o sonho de consumo de muitas organizações. Por isso, o Talent as a Service (TaaS) vem ganhando mais espaço no ecossistema corporativo.

Isso porque, o TaaS é uma forma inovadora de contratar um serviço. Basicamente, consiste em uma contratação sob demanda, que permite que negócios menores possam contar com profissionais mais qualificados. E pode ser em diversas áreas como:]

● Financeiro;
● Recursos Humanos;
● Jurídico;
● Comunicação;
● Logística;
● Entre outros.

Quer saber mais sobre o Talent as a Service e como ele pode ser útil para o crescimento da sua empresa? Então siga conosco neste artigo e fique de olho nas tendências do mercado que podem beneficiar o seu negócio.

Entenda melhor o conceito do Talent as a Service

O formato do TaaS é conhecido como part-time, ou seja, um modelo de contratação por hora. Contratação essa de profissionais especializados para atuar em setores específicos de uma empresa, como já citamos acima.

Podemos então dizer que o Talent as a Service é fundamental para que muitas empresas aloquem seus recursos de forma mais eficiente. Isso porque, o TaaS oferece a vários negócios o acesso à expertise de diversos profissionais sem a necessidade de uma contratação full-time.

Portanto, olhando por essa ótica, o TaaS é perfeito para:

● Startups que buscam evitar que seus colaboradores (na maioria mão de obra especializada) fiquem ociosos;
● Empresas que possuem times que não dão conta de demandas específicas de operação (como citamos o caso de financeiro, RH e assim por diante).

Vantagens do Talent as a Service

O caixa da empresa agradece
Ao contratar o colaborador apenas pelo tempo necessário para a execução do projeto, a sua empresa economiza muito mais do que precisar fazer uma contratação full time. Além disso, o profissional também se beneficia, uma vez que pode pegar um projeto atrás do outro e não ficar estagnado em uma organização.

Acesso a expertise de diferentes profissionais
O Talent as a Service permite que uma empresa tenha acesso a profissionais altamente qualificados em diferentes áreas, sem o custo de uma contratação full time. Seria complexo manter tantos talentos à disposição por tanto tempo. Faz mais sentido ser por projeto.

Eficiência em foco
Além da eficiência natural que experts possuem no assunto que dominam, com um projeto definido e com tempo determinado, o TaaS oferece a agilidade e eficácia almejadas.

Flexibilidade como um plus
Tudo isso que citamos acima reflete, resume e combina com a flexibilidade. O Talent as a Service permite que sua empresa tenha uma relação de trabalho mais flexível com o profissional contratado para realizar o trabalho desejado.

Talent as a Service é realmente uma tendência?

Claro que sim!

De acordo com algumas projeções realizadas pela Future Market Insights (FMI), os números apontam que o mercado global do TaaS deve passar de U$ 387 milhões em 2022 para U$ 1,1 bilhão até 2023. Ou seja, um crescimento anual de 11,7%. E só para reforçar: esses números são em dólares!

Além disso, há também um estudo chamado “Building the On Demand Workforce”, realizado pela Harvard Business School, que colabora com a demonstração da potencia do Talent as a Service como tendência.

De acordo com o estudo, cerca de 60% dos profissionais C-level estão cada vez mais dispostos a compartilhar seus talentos, expertise e habilidades com outras empresas. Isso quer dizer que há tanto a demanda quanto o interesse em ofertar esse formato de contratação.

Semelhanças com outros formatos

Você pode até estar se perguntando “o TaaS não é igualzinho terceirizar um profissional?”. Dependendo do ângulo sim, dependendo não. Vamos explicar.

Às vezes, a confusão do Talent as a Service com essas outras modalidades podem vir pelo fato de que há a terceirização tanto de profissionais quanto de empresas. Como é o caso de outsourcing e body shopping.

O primeiro é a terceirização para outro profissional e/ou empresa, seja para um projeto ou um trabalho em específico, mas de maneira recorrente. Ele se assemelha ao TaaS pelo fato de disponibilizar a expertise do profissional.

Já o body shopping é o formato no qual uma empresa disponibiliza seus colaboradores por um tempo determinado. E essa questão do tempo é que o se assemelha ao Talent as a Service.

Minha empresa precisa do Talent as a Service?

Caso a resposta seja sim, é importante que você e sua equipe identifiquem quais os setores precisam de uma expertise que seus colaboradores não possuem.

Muitas vezes, aderir ao formato TaaS significa não apenas que sua empresa vai se beneficiar de um ótimo trabalho por um bom custo-benefício. Pode significar também que seus colaboradores vão poder focar realmente no negócio que impulsiona sua organização.

Ou seja, ganhos para todo mundo! Para o crescimento da sua empresa, para o prestador de serviço do Talent as a Service, para os seus colaboradores e, claro, para a satisfação do cliente final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *