• maio 27, 2021

Manifesto Ágil: origem, valores e princípios.

Manifesto Ágil

Manifesto Ágil: origem, valores e princípios.

Manifesto Ágil: origem, valores e princípios. 1024 696 Firework

Se você atua na área de desenvolvimento de software, já deve ter se deparado com o termo Manifesto Ágil, que ficou ainda mais famoso com o crescimento da procura pela Transformação Digital nas empresas e com a popularização dos Métodos Ágeis. Entenda mais sobre este grito de guerra que surgiu em 2001, mas tem se mostrado cada vez mais atual na hora de desenvolver projetos de tecnologia.

O que são métodos ágeis?

Metodologia Ágil tem como foco entregar valor continuamente, portanto, não é necessário esperar muito tempo até experimentar uma primeira versão do produto para realizar o teste em uma versão mais simples e reavaliar o escopo inicial para buscar  melhorias constantemente.

Nos métodos e frameworks Ágeis, o projeto é executado em ciclos, e as fases de planejamento, execução, validação e entrega ocorrem várias vezes, sempre visando melhorias no próximo ciclo. Geralmente, a cada duas ou três semanas, o time faz uma entrega de valor ao cliente. 

Mas para entender melhor essa metodologia, é importante compreender o Manifesto Ágil, no qual um grupo de especialistas documentaram 4 valores e 12 princípios para o desenvolvimento de software.

Entenda o Manifesto Ágil

Pois bem, vamos começar pela história que deu origem a esse manifesto. 

Era primavera do ano 2000 em Oregon e um grupo de líderes da comunidade do Extreme Programming se reuniram para debater as relações entre o XP e os Métodos Leves que já estavam em ascensão na época. 

Então, Robert Cecil Martin, conhecido como Tio Bob,  (que estava presente na reunião de Oregon), decidiu organizar mais um encontro de pessoas interessadas nos métodos leves…. e em 2001, 17 especialistas iniciaram a propagação do paradigma de desenvolvimento ágil de softwares. 

Com o passar do tempo, o Manifesto Ágil passou a ser utilizado como um grito de guerra cada vez mais popular na indústria de software.

Quais são os valores do Ágil?

  1. Indivíduos e interação mais do que processos e ferramentas – desenvolvimento de software é uma atividade humana, pois envolve pessoas! Portanto, é essencial que haja sinergia e uma comunicação fluida. 
  2. Software em funcionamento mais do que documentação abrangente – o que o cliente mais quer é ver o software que ele precisa funcionar! A documentação nos ajuda a compreender o que o cliente quer, quais as funcionalidades que necessárias, mas não devemos investir tempo demais escrevendo sem ter um software funcional entregue. 
  3. Colaboração com o cliente mais do que negociação de contrato – é muito importante que o cliente e a equipe de desenvolvimento trabalhem em sinergia para chegarem ao resultado ideal de solução.
  4. Responder às mudanças mais do que seguir um plano – é preciso adaptabilidade para contornar as incertezas e mudanças constantes nos projetos de tecnologia.

Os 12 princípios do Manifesto Ágil

No Manual do Dev sobre Manifesto Ágil, o Daniel Jun, desenvolvedor da Firework, explica o Manifesto Ágil e cita os 12 princípios, que não precisam ser regras, mas que podem te ajudar a tomar as suas decisões na hora de executar seus projetos.

Quer saber mais sobre o universo de desenvolvimento de software? Se inscreva no Fireplay, nosso canal do Youtube!

Estes são os 12 princípios:

  1. A maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
  4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso.
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
  10. Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Fonte: agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html 

Conheça os redatores deste conteúdo!


Daniel JunDaniel Jun
Analista de sistemas e desenvolvedor web full stack na Firework. Possui bacharelado em Ciência da Computação pela UNESP e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. 

Agatha VieiraAgatha Vieira – Formada em Relações Públicas pela USC, atua na Comunicação Interna e no Marketing com foco em estratégias digitais, gestão de conteúdo e mídias sociais na Firework.

Deixe um Comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Join our Newsletter

    We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.