• julho 5, 2021

Kool.dev: padronição e mais eficiência no Docker

Kool.dev para padronização no Docker

Kool.dev: padronição e mais eficiência no Docker

Kool.dev: padronição e mais eficiência no Docker 1024 430 Firework

Aqui na Firework a gente usa o Docker em quase todos os projetos. Mas sentimos uma dor: temos vários projetos e cada um e executado por pessoas diferentes, porém, às vezes a estrutura do contêineres, a maneira como são manuseados, arquitetados e como conversam entre si, são diferentes entre um projeto e outro, e isso dificultava caso houvesse uma migração da pessoa desenvolvedora para trabalhar entre um e outro, pois ela tinha que reaprender como é a estrutura do Docker para aquele determinado projeto. 

Além disso, a curva de aprendizado do docker não é tão trivial. Por exemplo: às vezes você recebe um funcionário novo dentro na empresa, se essa pessoa não tem um bom conhecimento de Docker, vai levar bastante tempo para entender como o projeto funciona e como subir o projeto na máquina local, por exemplo. Fora que os comandos Docker também são muito complexos em alguns casos, às vezes para uma tarefa simples, como escrever uma linha, acaba ocasionando em quebra no terminal. Então nós da Firework decidimos simplificar e padronizar isso. 

Portanto, criamos o Kool.dev, que é uma ferramenta usada no terminal, que depende do Docker, é claro, mas que encurta muito os comandos que serão usados, além de padronizar como nossos containers são criados e comunicados entre si. 

E hoje praticamente entre um projeto e outro, são os mesmos comandos utilizados, conseguimos padronizar muito  a verbosidade do uso do Docker nos nossos projetos, e com isso ganha-se muito tempo. 

Com o kool, você pode trabalhar em vários projetos e a rotina para subir e rodar os projetos será a mesma. Outra vantagem é a redução da complexidade e da curva de aprendizagem de uso de ambientes Docker. Então um funcionário novo que as vezes entra na empresa e não tem conhecimento de Docker, conseguirá subir o ambiente na máquina dele em questão de minutos.  A Firework ganha muito tempo com isso e no desenvolvimento de software ganhar tempo é primordial. 

O Kool.dev é open source, para saber mais e aprender a utilizá-lo, acesse o artigo sobre a ferramenta publicado no Dev.to, uma comunidade internacional de pessoas desenvolvedoras para compartilhamento de conteúdo técnico e notícias importantes do universo de TI: Running Laravel on Docker is really easy with Kool

 

Deixe um Comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Join our Newsletter

    We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.