• março 3, 2021

Entenda e que é CI/CD

CI/CD

Entenda e que é CI/CD

Entenda e que é CI/CD 1024 724 Firework

CI/CD Continuous Integration/Continuous Delivery, funciona como uma automação no ciclo de vida do desenvolvimento de uma aplicação, desenvolvida por uma equipe, que visa aumentar a qualidade e segurança nas mudanças e alterações do projeto. Por isso esse conceito está muito ligado com metodologias ágeis. Outro nome muito utilizado para CI/CD é “Pipelines”.

Aprenda mais sobre estes conceitos a seguir!

CI – Integração Contínua 

Integração contínua é quando as alterações do código de uma aplicação são desenvolvidas, testadas e consolidadas com frequência em repositório compartilhado. Assim podemos evitar conflitos em ramificações do projeto.

Quando o desenvolvedor envia as alterações para o repositório deve ser iniciada de forma automática a compilação e verificação dos pacotes, verificação de código e falhas de segurança, e a aplicação da camada de testes, em caso de falhas, é reportado para a equipe que faz parte do projeto, e em caso de sucesso a integração foi bem sucedida. Lembrando que nenhuma etapa é obrigatória e podem ser incluídas quantas etapas forem necessárias de acordo com as necessidades de cada projeto.

CD – Entrega Contínua

Entrega e ou Implantação contínua, é a automatização da geração de versão e ou a consolidação das alterações em um ambiente produtivo, esse passo pode ser implantado de diversas formas e deve ser realizado após a integração contínua. Com a automação desse processo podemos evitar várias falhas que são comuns quando aplicadas manualmente.

Continuous Integration

Gitlab-CI

Gitlab-CI é uma das ferramentas que podemos utilizar para a configuração e aplicação das pipelines. Com um simples scripts podemos executar todas as camadas necessárias para validar o projeto.

Para iniciar o CI em um projeto do Gitlab precisamos apenas criar um arquivo no repositório com o nome de gitlab-ci.yml e realizar um “commit”, exemplo do conteúdo do arquivo:

stages:

  – test

hello:

  stage: test

  services:

  – bash

  script:

  – echo ‘Hello World’

Depois disso no menu de CI/CD->Pipelines:

CI/CD - Pipelines

É possível ver a job que foi executada:

Guitlab CI

Toda a documentação está no portal do próprio gilab: https://docs.gitlab.com/ee/ci/quick_start/.

CI-kool

Se você já utiliza kool-dev no desenvolvimento de um projeto já montamos alguns scripts para facilitar a aplicação do Gitlab-ci no seu projeto: https://ci.kool.dev/laravel/gitlab/. Esses scripts são específicos para um projeto que utiliza Laravel, mas podem ser facilmente adaptados para qualquer framework PHP.

Para saber sobre o kool acesse: https://kool.dev/.

No geral, quando surge a necessidade de trabalhar em uma equipe grande em um determinado projeto, é interessante que adotem o uso do CI/CD, uma vez dado o fluxo de trabalho acelerado e a facilidade de integração dos novos códigos inseridos. Além disso, há a possibilidade de ter seu ambiente de produção ativo em uma parte do repositório do projeto, em atualização segura constante. O CI/CD estão disponíveis no GitHub(Github-actions) e também no GitLab(Gitlab-ci). Portanto, realmente vale muito a pena aprender mais sobre essas ferramentas que irão elevar em outro degrau o seu desenvolvimento.

Confira o Manual do Dev sobre CI/CD no Fireplay

Conheça o redator desse conteúdo

Jean Michel Leite – Formado em Ciência da computação Anhanguera Bauru-SP, desenvolvedor full stack na Firework.

Jean Leite

 

Deixe um Comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Join our Newsletter

    We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.