Aprenda mais sobre estes conceitos a seguir!
CI – INTEGRAÇÃO CONTÍNUA
Quando o desenvolvedor envia as alterações para o repositório deve ser iniciada de forma automática a compilação e verificação dos pacotes, verificação de código e falhas de segurança, e a aplicação da camada de testes, em caso de falhas, é reportado para a equipe que faz parte do projeto, e em caso de sucesso a integração foi bem sucedida. Lembrando que nenhuma etapa é obrigatória e podem ser incluídas quantas etapas forem necessárias de acordo com as necessidades de cada projeto.
CD – ENTREGA CONTÍNUA
GITLAB-CI
Para iniciar o CI em um projeto do Gitlab precisamos apenas criar um arquivo no repositório com o nome de gitlab-ci.yml e realizar um “commit”, exemplo do conteúdo do arquivo:
stages:
– test
hello:
stage: test
services:
– bash
script:
– echo ‘Hello World’
Depois disso no menu de CI/CD->Pipelines:
É possível ver a job que foi executada:
Toda a documentação está no portal do próprio gilab: https://docs.gitlab.com/ee/ci/quick_start/.
CI-KOOL
Para saber sobre o kool acesse: https://kool.dev/.
No geral, quando surge a necessidade de trabalhar em uma equipe grande em um determinado projeto, é interessante que adotem o uso do CI/CD, uma vez dado o fluxo de trabalho acelerado e a facilidade de integração dos novos códigos inseridos. Além disso, há a possibilidade de ter seu ambiente de produção ativo em uma parte do repositório do projeto, em atualização segura constante. O CI/CD estão disponíveis no GitHub(Github-actions) e também no GitLab(Gitlab-ci). Portanto, realmente vale muito a pena aprender mais sobre essas ferramentas que irão elevar em outro degrau o seu desenvolvimento.
Conheça o redator desse conteúdo