Muitas empresas usam o framework .Net no desenvolvimento de produtos digitais, os motivos são os mais diversos, mas podemos citar sua flexibilidade, robustez e capacidade de suportar diferentes tipos de aplicações, desde desktop até plataformas baseadas em cloud.
Podemos dizer que o .Net já está consolidado no mercado, sendo utilizado por grandes empresas e com um grande mantenedor, a Microsoft. Fato que traz muita segurança, cria um vasto ecossistema e uma comunidade dinâmica, com trilhas de conhecimentos e certificações. Por isso, é uma excelente opção de stack de desenvolvimento de software.
Aqui na Fire também utilizamos o .Net em muitos projetos dos nossos parceiros, temos squads de desenvolvimento no modelo de Outsourcing (chamamos de Firesourcing, pois temos nossos diferenciais né), quer saber mais sobre?
Qual é a história por trás do .Net? Quais foram as motivações para sua criação?
O .NET foi criado pela Microsoft no final dos anos 90 e lançado oficialmente em fevereiro de 2002 (.Net Framework 1.0 😱). Inicialmente tinha uma abordagem mais voltada para o desenvolvimento de aplicativos desktop Windows, introduzindo a linguagem de programação C#. Nessa mesma época foi lançado o ASP.NET, como sucessor do velho conhecido ASP clássico (Active Server Pages), o “ASPão”.
Pode-se dizer que o Anders Hejlsberg foi o principal engenheiro de software do .Net, teve um importante papel no desenvolvimento da linguagem de programação C#.
Scott Guthrie é VP da divisão cloud e IA da Microsoft, foi um dos criadores do ASP.NET junto com Mark Anders.
As principais motivações que levou a Microsoft a criar tal tecnologia foram:
Concorrência ao Java: Como competir diretamente com o popular Java na época? O Java dominava o desenvolvimento de aplicações empresariais e multi-plataforma, o .Net foi uma resposta para oferecer uma plataforma robusta e versátil para fazer frente no desenvolvimento de software.
Desenvolvimento rápido e seguro: Projetado para facilitar rápido desenvolvimento de software com ênfase na segurança e integridade do código.
Interoperabilidade e suporte a múltiplas linguagens: A ideia era suportar múltiplas linguagens de programação, permitindo escolher a stack mais adequada para realizar determinada tarefa.
Melhoria na gestão de memória e segurança: Foco em melhorar a gestão de memória e aumentar a segurança das aplicações. Com isso, veio o CLR (Common Language Runtime), o .Net oferece uma camada de abstração que gerencia a execução de código, memória e segurança.
Desenvolvimento multi-plataforma: Projetado para ser multi-plataforma, apesar do foco inicial no windows. Soluções em qualquer sistema operacional.
Empresas que usam .Net em seus sistemas
Veja abaixo exemplos de empresas que usaram .Net no desenvolvimento de sistemas:
Microsoft (obviamente)
Como desenvolvedora do .NET, a Microsoft naturalmente utiliza intensivamente essa plataforma em seus produtos. Aplicações como o Microsoft Azure, Office 365 e diversos serviços baseados na nuvem são construídos utilizando .NET.
Bing
Naturalmente utiliza o .Net e .Net Core para desenvolver uma das mais complexas e eficazes plataformas a usar o framework.
Stack Overflow
A Stack Overflow, uma das maiores comunidades de desenvolvedores do mundo, utiliza .NET em seu backend. Isso garante a escalabilidade e a performance necessárias para suportar milhões de usuários simultâneos.
Trustpilot
A plataforma de avaliações Trustpilot utiliza .NET para desenvolver tanto seu frontend quanto seu backend, permitindo que a empresa mantenha um sistema confiável e eficiente para seus usuários e clientes.
City National Bank
O City National Bank adota o .NET para o desenvolvimento de suas aplicações bancárias, incluindo soluções baseadas em nuvem que exigem alta segurança e confiabilidade.
Forza Horizon 5
Jogo amplamente conhecido no Xbox, desenvolvido pela Turn 10 Studios e Playground Games utiliza o cluster da Azure Kubernetes Service (AKS).
Geocaching
Maior jogo de esconde-esconde do mundo usa o back-end desenvolvido com .Net.
UPS
O aplicativo UPS permite gerenciar remessas em qualquer lugar, utiliza o Xamarim e serviços da Azure.
GE Aviation
Segundo desenvolvedores, não houve dúvidas quanto à decisão de escolher o .Net Core.
Siemens Healthineers
Utiliza o .Net Core em suas plataformas.
Empresas no Brasil que usam .Net
- Escola ágil
- Vtex
- Totvs
- Ituran
- Softplan
- ClearSale
- Cielo
- Boticário
- BTG Pactual
- Flora Energia
- Viaflow
- Autoglass
- Paraná Banco
- Netvagas
- Interep
- Mstech
- Zella
Firework Web e .Net
Conheça nosso serviço de Outsourcing Firesourcing de desenvolvimento de software!
Outros conteúdos bacanas:
Empresas que usam Laravel no desenvolvimento.
Desenvolvimento de sistemas com .NET
Uma experiência com Firesourcing.
Até a próxima! Boraaa!