Talent as a Service: entenda este inovador modelo de contratação
Isso porque, o TaaS é uma forma inovadora de contratar um serviço. Basicamente, consiste em uma contratação sob demanda, que permite que negócios menores possam contar com profissionais mais qualificados. E pode ser em diversas áreas como:]
● Financeiro;
● Recursos Humanos;
● Jurídico;
● Comunicação;
● Logística;
● Entre outros.
Quer saber mais sobre o Talent as a Service e como ele pode ser útil para o crescimento da sua empresa? Então siga conosco neste artigo e fique de olho nas tendências do mercado que podem beneficiar o seu negócio.
Entenda melhor o conceito do Talent as a Service
Podemos então dizer que o Talent as a Service é fundamental para que muitas empresas aloquem seus recursos de forma mais eficiente. Isso porque, o TaaS oferece a vários negócios o acesso à expertise de diversos profissionais sem a necessidade de uma contratação full-time.
Portanto, olhando por essa ótica, o TaaS é perfeito para:
● Startups que buscam evitar que seus colaboradores (na maioria mão de obra especializada) fiquem ociosos;
● Empresas que possuem times que não dão conta de demandas específicas de operação (como citamos o caso de financeiro, RH e assim por diante).
Vantagens do Talent as a Service
O caixa da empresa agradece
Ao contratar o colaborador apenas pelo tempo necessário para a execução do projeto, a sua empresa economiza muito mais do que precisar fazer uma contratação full time. Além disso, o profissional também se beneficia, uma vez que pode pegar um projeto atrás do outro e não ficar estagnado em uma organização.
Acesso a expertise de diferentes profissionais
O Talent as a Service permite que uma empresa tenha acesso a profissionais altamente qualificados em diferentes áreas, sem o custo de uma contratação full time. Seria complexo manter tantos talentos à disposição por tanto tempo. Faz mais sentido ser por projeto.
Eficiência em foco
Além da eficiência natural que experts possuem no assunto que dominam, com um projeto definido e com tempo determinado, o TaaS oferece a agilidade e eficácia almejadas.
Flexibilidade como um plus
Tudo isso que citamos acima reflete, resume e combina com a flexibilidade. O Talent as a Service permite que sua empresa tenha uma relação de trabalho mais flexível com o profissional contratado para realizar o trabalho desejado.
Talent as a Service é realmente uma tendência?
De acordo com algumas projeções realizadas pela Future Market Insights (FMI), os números apontam que o mercado global do TaaS deve passar de U$ 387 milhões em 2022 para U$ 1,1 bilhão até 2023. Ou seja, um crescimento anual de 11,7%. E só para reforçar: esses números são em dólares!
Além disso, há também um estudo chamado “Building the On Demand Workforce”, realizado pela Harvard Business School, que colabora com a demonstração da potencia do Talent as a Service como tendência.
De acordo com o estudo, cerca de 60% dos profissionais C-level estão cada vez mais dispostos a compartilhar seus talentos, expertise e habilidades com outras empresas. Isso quer dizer que há tanto a demanda quanto o interesse em ofertar esse formato de contratação.
Semelhanças com outros formatos
Às vezes, a confusão do Talent as a Service com essas outras modalidades podem vir pelo fato de que há a terceirização tanto de profissionais quanto de empresas. Como é o caso de outsourcing e body shopping.
O primeiro é a terceirização para outro profissional e/ou empresa, seja para um projeto ou um trabalho em específico, mas de maneira recorrente. Ele se assemelha ao TaaS pelo fato de disponibilizar a expertise do profissional.
Já o body shopping é o formato no qual uma empresa disponibiliza seus colaboradores por um tempo determinado. E essa questão do tempo é que o se assemelha ao Talent as a Service.
Minha empresa precisa do Talent as a Service?
Muitas vezes, aderir ao formato TaaS significa não apenas que sua empresa vai se beneficiar de um ótimo trabalho por um bom custo-benefício. Pode significar também que seus colaboradores vão poder focar realmente no negócio que impulsiona sua organização.
Ou seja, ganhos para todo mundo! Para o crescimento da sua empresa, para o prestador de serviço do Talent as a Service, para os seus colaboradores e, claro, para a satisfação do cliente final.