O QUE É DEVOPS?
Com o DevOps, as diferentes funções, que antes atuavam de forma isolada, podem trabalhar de forma coordenada e colaborativa, com foco em criar soluções mais confiáveis e com ótima qualidade. Dessa forma, torna-se possível que as áreas de desenvolvimento, operações de TI, engenharia da qualidade e segurança, tenham mais sinergia para executar os projetos.
A mentalidade da equipe de DevOps é inovar rapidamente, sem deixar “cair a peteca” da qualidade, estabilidade e produtividade.
Desta forma, as equipes conseguem aumentar a sua capacidade de atender às necessidades e expectativas do cliente, melhorar o cumprimento de metas e entregar produtos mais confiáveis. Mas, para ter esses resultados, é necessário combinar uma cultura DevOps com um conjunto de práticas e ferramentas.
ENTENDA A CULTURA DEVOPS
Esse alinhamento entre as áreas e integração da equipe, com o objetivo de cumprir as tarefas, pode resultar em redução de gasto na gestão de pessoas e potencializar os esforços para aperfeiçoar os processos.
Mas a cultura DevOps vai além disso, pois também tem a finalidade de otimizar todos os processos, desde o planejamento, até o desenvolvimento de sistemas. Assim, possibilita que a equipe faça entregas contínuas com ótima qualidade. Também é importante lembrar sempre das necessidades dos clientes, compreendendo que é preciso responder rápido às mudanças de expectativas do mercado. Portanto, sinergia, agilidade, adaptabilidade e entrega contínua com qualidade, são os elementos chave dessa cultura.
Resumindo, para implementar uma cultura DevOps na sua empresa, é preciso fomentar na sua equipe:
- Mentalidade colaborativa, integração e alinhamento;
- Adaptabilidade e criatividade;
- Entregas em ciclos curtos e com qualidade;
- Aprimoramento contínuo.
EXEMPLOS DE FERRAMENTAS PARA SUA EQUIPE DE DEVOPS
Este sistema é utilizado para controle de versões e permite a criação e o gerenciamento de diferentes versões do código. Além disso, o Gitlab também possibilita auditar alterações e comparar as mudanças.
Trata-se de uma plataforma de open source, onde dá para criar ambientes isolados conhecidos como containers. Sua grande vantagem é a modularidade, que torna possível desabilitar parte de um aplicativo. A promessa da plataforma é de aumentar a disponibilização do software em até 7 vezes comparada a virtualização convencional.
Essa é a ferramenta open source da Firework, que está disponível no Github, criada para facilitar a vida de desenvolvedores(as) de software.
Por meio de workspaces fáceis de configurar, traz mais velocidade e segurança aos times de desenvolvimento. Além disso, ajuda a otimizar o processo de implementação de frameworks e novas tecnologias.
E AÍ, PRONTO PARA MERGULHAR NO MUNDO DO DEVOPS?
Compartilhe este artigo com seus amigos. E para mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso Fireblog! ?