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eNPS: entenda por que e como aplicar essa métrica

Entender o clima e o grau de satisfação ajuda a manter uma gestão focada nas pessoas e a implementar práticas alinhadas à cultura da empresa. Uma das ferramentas para fazer esse diagnóstico é o Employee Net Promoter Score (eNPS).

Empresas globais como Google, Hubspot e Salesforce utilizam esta ferramenta para medir a satisfação de seus clientes internos. Nós fizemos esse diagnóstico com a nossa equipe também.

O QUE É ENPS?

O eNPS é um indicador utilizado para medir a satisfação dos colaboradores com a empresa. É uma forma adaptada do Net Promoter Score (NPS) que é utilizado para medir a satisfação dos clientes.

Por meio dessa ferramenta, é possível classificar em escalas (baixa, média e alta), a motivação em prestar serviços e o engajamento com a cultura da organização. Portanto, pode-se avaliar como está a qualidade do tratamento destinado às pessoas que compõem o time.

Essa análise é feita com base em uma pesquisa interna com foco na seguinte pergunta: Você recomendaria aos seus amigos/conhecidos(as) a [nome da empresa] como uma boa empresa para se trabalhar?”.

QUAL É O ENPS DA FIREWORK?

Nosso eNPS é de + 87,5%, ficamos muito contentes em apurar que estamos na zona de excelência no clima organizacional.

Este é considerado um índice muito alto. A pontuação do Google, por exemplo, é de +42% e na Salesforce + 58%. Hubspot se destaca entre as empresas Saas com +91%.

Buscamos evoluir a nossa gestão sempre com foco em melhorar a motivação das pessoas que fazem parte do nosso time. Nossa cultura tem como base manter um ambiente de trabalho descontraído, leve e harmônico para equilibrar toda a tensão das atividades de TI.

Por meio do eNPS, podemos entender como está sendo o resultado dos nossos esforços para satisfazer as expectativas do nosso público interno e quanto falta para chegar ao nosso objetivo: 100% de satisfação!

COMO APLICAR O ENPS NA SUA EQUIPE

Existem alguns passos para aplicar uma pesquisa de Employee Net Promoter Score:

  1. Compreender a importância desse indicador e como utilizá-lo para melhorar suas estratégias de relacionamento com seus colaboradores.
  2. Elaborar um formulário conciso com perguntas claras e objetivas, que esteja alinhado à cultura da empresa, com foco na questão-chave: Você recomendaria aos seus amigos/conhecidos(as) a [nome da sua empresa] como uma boa empresa para se trabalhar? – e pelo menos uma pergunta aberta para seus colaboradores fazerem recomendações.
  3. Comunicar à equipe sobre a importância de participar da pesquisa, buscando a maior taxa de resposta possível, o ideal é que seja acima de 50%. É fundamental que a pesquisa seja feita de forma anônima, para engajar os colaboradores a serem o mais sinceros possível.
  4. Analisar os resultados e planejar ações com base nos dados obtidos.

COMO ANALISAR A PESQUISA

Primeiro são identificados 3 perfis de satisfação:

  • atribuiu nota de 9 a 10: promotor;
  • atribuiu nota de 7 a 8: neutro;
  • atribuiu nota de 0 a 6: detrator.

Depois, é calculado o total de colaboradores promotores menos o total de colaboradores detratores. O resultado é dividido pelo total de respondentes e multiplicado por 100. A métrica vai de -100% até +100%.

Especialistas em eNPS classificam algumas zonas para interpretarmos a pontuação:

  • Entre 75 e 100 pontos – zona de excelência
  • Entre 50 e 74 pontos – zona de qualidade
  • Entre 01 e 49 pontos – zona de melhoria
  • Entre 00 e -100 pontos – zona de perigo

O  Employee Net Promoter Score é uma ferramenta que pode te mostrar qual o seu ponto de partida na jornada para motivar e engajar os seus colaboradores. Dessa forma, é possível identificar como criar o ambiente necessário para desenvolver o time forte e comprometido que o seu negócio precisa, enquanto garante o bem-estar das pessoas da sua empresa.

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