Cultura

Café/Energético e programadores(as)

O café e o energético costumam ocupar um lugar muito importante na rotina dos(as) programadores(as). Talvez seja a combinação de prazos apertados e as muitas horas olhando para uma tela de computador. No entanto, a busca por uma dose extra de energia é muito comum entre os profissionais dessa área. Pensando nisso, trouxemos algumas informações importantes para os amantes de café/energético e tecnologia ?

UMA CURIOSIDADE: JÁ REPAROU QUE NO LOGO DA LINGUAGEM JAVA TEM UMA XÍCARA DE CAFÉ?

Isso tem a ver com o processo de escolha do nome da linguagem, na década de 90. Durante um brainstorming, um profissional de marketing fez a seguinte pergunta para os idealizadores da nova linguagem: “o que essa coisa te faz sentir?”. Entre outras respostas, gritaram: “animado!”. Depois perguntou: “o que mais te faz sentir animado?” e alguém gritou: “Java!”. Então, depois de ponderar e avaliar algumas opções, decidiram nomear a linguagem como Java.

Tá, mas qual a relação disso com o café?  E por que alguém gritou que Java lhe deixava animado? Bom, o café vendido na cafeteria mais próxima, que era diariamente consumido pela equipe, carregava o nome da Ilha Java (localizada na Indonésia), local de produção. Assim, surgiu a ideia de utilizar o café como parte do símbolo da linguagem Java.

MAS, AFINAL, QUAIS SÃO OS EFEITOS DO CAFÉ NO NOSSO ORGANISMO?

Todo mundo sabe que um dos principais componentes do café é a cafeína. Quando essa linda substância (haha) é absorvida pelo corpo, é levada até o cérebro por meio da corrente sanguínea. Segundo a Superinteressante, durante esse processo, as moléculas de cafeína criam uma barreira para a adenosina, a substância que causa sonolência. E não para por aí, por causa dessa propriedade vasoconstritoras, o café também tem efeito analgésico.

Mas sabemos que somos diversos e nem todos são adeptos do café. Em algumas religiões, por exemplo, o consumo do café não é recomendado. Portanto, trazemos aqui o destaque para uma outra bebida que faz muito sucesso entre nossos programadores: o energético.  Segundo a revista Galileu, esse tipo de bebida nos deixa mais vigilantes, menos sonolentos e com menos fadiga.

Tanto para o café quanto para o energético, existem recomendações médicas sobre a quantidade ideal para serem consumidas de forma saudável. E não esqueça, é muito importante nos atentarmos a isso sempre ?

Nossa equipe não fica de fora da tradição do café/energético e sempre aproveitamos para trocar ideias e boas risadas (mesmo que de forma remota) enquanto garantimos mais energia para finalizar as tarefas do dia.

E você, costuma consumir alguma dessas bebidas diariamente? Conta sua experiência para gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *