• fevereiro 25, 2021

eNPS: entenda por que e como aplicar essa métrica

O que é eNPS

eNPS: entenda por que e como aplicar essa métrica

eNPS: entenda por que e como aplicar essa métrica 1024 696 Firework

Entender o clima e o grau de satisfação ajuda a manter uma gestão focada nas pessoas e a implementar práticas alinhadas à cultura da empresa. Uma das ferramentas para fazer esse diagnóstico é o Employee Net Promoter Score (eNPS). 

Empresas globais como Google, Hubspot e Salesforce utilizam esta ferramenta para medir a satisfação de seus clientes internos. Nós fizemos esse diagnóstico com a nossa equipe também.

O que é eNPS?

O eNPS é um indicador utilizado para medir a satisfação dos colaboradores com a empresa. É uma forma adaptada do Net Promoter Score (NPS) que é utilizado para medir a satisfação dos clientes.

Por meio dessa ferramenta, é possível classificar em escalas (baixa, média e alta), a motivação em prestar serviços e o engajamento com a cultura da organização. Portanto, pode-se avaliar como está a qualidade do tratamento destinado às pessoas que compõem o time.

Essa análise é feita com base em uma pesquisa interna com foco na seguinte pergunta: Você recomendaria aos seus amigos/conhecidos(as) a [nome da empresa] como uma boa empresa para se trabalhar?”.

Qual é o eNPS da Firework?

Nosso eNPS é de + 87,5%, ficamos muito contentes em apurar que estamos na zona de excelência no clima organizacional. 

Este é considerado um índice muito alto. A pontuação do Google, por exemplo, é de +42% e na Salesforce + 58%. A Hubspot se destaca entre as empresas Saas com +91%

Buscamos evoluir a nossa gestão sempre com foco em melhorar a motivação das pessoas que fazem parte do nosso time. Nossa cultura tem como base manter um ambiente de trabalho descontraído, leve e harmônico para equilibrar toda a tensão das atividades de TI. 

Por meio do eNPS, podemos entender como está sendo o resultado dos nossos esforços para satisfazer as expectativas do nosso público interno e quanto falta para chegar ao nosso objetivo: 100% de satisfação!

Como aplicar o eNPS na sua equipe

Existem alguns passos para aplicar uma pesquisa de Employee Net Promoter Score:

  1. Compreender a importância desse indicador e como utilizá-lo para melhorar suas estratégias de relacionamento com seus colaboradores. 
  2. Elaborar um formulário conciso com perguntas claras e objetivas, que esteja alinhado à cultura da empresa, com foco na questão-chave: Você recomendaria aos seus amigos/conhecidos(as) a [nome da sua empresa] como uma boa empresa para se trabalhar? – e pelo menos uma pergunta aberta para seus colaboradores fazerem recomendações.
  3. Comunicar à equipe sobre a importância de participar da pesquisa, buscando a maior taxa de resposta possível, o ideal é que seja acima de 50%. É fundamental que a pesquisa seja feita de forma anônima, para engajar os colaboradores a serem o mais sinceros possível.
  4. Analisar os resultados e planejar ações com base nos dados obtidos.

Como analisar a pesquisa

Primeiro são identificados 3 perfis de satisfação:

  • atribuiu nota de 9 a 10: promotor;
  • atribuiu nota de 7 a 8: neutro;
  • atribuiu nota de 0 a 6: detrator.

Depois, é calculado o total de colaboradores promotores menos o total de colaboradores detratores. O resultado é dividido pelo total de respondentes e multiplicado por 100. A métrica vai de -100% até +100%.

Especialistas em eNPS classificam algumas zonas para interpretarmos a pontuação: 

  • Entre 75 e 100 pontos – zona de excelência
  • Entre 50 e 74 pontos – zona de qualidade
  • Entre 01 e 49 pontos – zona de melhoria
  • Entre 00 e -100 pontos – zona de perigo

O  Employee Net Promoter Score é uma ferramenta que pode te mostrar qual o seu ponto de partida na jornada para motivar e engajar os seus colaboradores. Dessa forma, é possível identificar como criar o ambiente necessário para desenvolver o time forte e comprometido que o seu negócio precisa, enquanto garante o bem-estar das pessoas da sua empresa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe, continue acompanhando nosso blog e siga a Firework nas mídias sociais

Deixe um Comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Join our Newsletter

    We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.